Café para Amantes da Cultura? Veja nosso top 10 mundial
Para você que é escritor, leitor ou, até mesmo, entusiasta da cultura, um café pode ser uma pedida e tanto.
Esse estilo de cafeteria, vem ganhando espaço no mundo moderno, como locais que excedem o conceito de locais de alimentação, simplesmente, sendo muito mais um local para quem procura um ambiente acolhedor, perfeito para estimular a criatividade, repleto de livros e até mesmo eventos culturais.
Por aqui, iremos explorar alguns dos cafés literários mais fascinantes do mundo, destacando o que torna cada um deles especial, e seu método de colocar em prática a proposta.
Café de Flore
Localizado em Paris, na França, é uma das cafeterias literárias mais famosas do mundo.
Sua fama é decorrente de seus frequentadores, pois, no passado, foi frequentado por intelectuais de renome, como Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir.
O ambiente é elegante, e sua decoração busca oferecer um cenário inspirador para os leitores e escritores que o frequentam.
Para além de sua importância histórica, o Café é famoso, também, por seu cardápio que contem pratos típicos franceses, como croissants frescos, quiches, e, até mesmo, uma seleção de vinhos de admirar.
Então, para quem busca um lugar onde a literatura e a gastronomia se encontram de uma forma harmoniosa e elegante, o Café de Flore é uma opção e tanto.
The Elephant House
O local em Edimburgo, Escócia, onde J.K. Rowling começou a escrever os primeiros livros da famosa série Harry Potter, é um ponto de encontro para fãs de literatura.
Além de seu menu extremamente variado, incluindo opções veganas e vegetarianas, e suas prateleiras lotadas de obras literárias incríveis, o café possui uma vista deslumbrante do Castelo de Edimburgo, proporcionando um cenário inspirador para os seus clientes.
Uma curiosidade acerca do local é que existem boatos de que a sua vista encantadora teria servido de inspiração para as descrições do Castelo de Hogwarts.
Shakespeare and Company
Também na França, a livraria e café representa um ícone culturas de Paris, pois é o ponto de encontro de escritores e artistas de diferentes lugares do mundo.
Seu ambiente é acolhedor, e seu cardápio contempla uma variedade de chás e cafés, ideais para acompanhar a degustação de seus maravilhosos sanduíches, bolos e doces, que se destacam pela alta qualidade de seus ingredientes.
Quanto aos livros, são compostos tanto por novidades, quanto por livros já usados, sendo mais um diferencial.
Livraria da Travessa
Suas várias unidades situadas em diversos pontos do Rio de Janeiro, é popularmente conhecida pela alta quantidade de eventos literários que organiza, entre lançamento de livros e encontros com autores.
Seu cardápio contempla a culinária brasileira, com opções como pão de queijo, tapioca, bolos e cafés gourmets.
É uma conexão ímpar entre a literatura e a cultura do Brasil.
Les Deux Magots
Mais um ícone em Paris, é famoso por ser frequentado por escritores brilhantes e sua atmosfera elegante e tradicional, atraindo tanto os próprios parisienses, como um grande número de turistas.
O menu contempla pratos típicos da culinária francesa, como foie gras e tartes.
É um lugar perfeito para quem tem interesse em imergir na gastronomia e na herança literária de Paris.
Book and Bed
Localizado em Tóquio, proporciona aos frequentadores uma experiência completamente única.
Isso porque os hóspedes podem, literalmente, dormir entre as prateleiras de livros. Já imaginou?! É um ambiente que une relaxamento, leitura e gastronomia, visto que, além de tudo, oferece bebidas quentes e lanche leves.
Anticafé
Mais um excelente café literário, com várias unidades espalhadas por Paris, tem seu diferencial marcado pelo espaço de coworking (espaço para trabalhar) e por ter o pagamento proveniente do tempo em que os clientes passam no local, e não pelos produtos consumidos, e, por esse motivo, o acesso ao café, aos lanches e, até mesmo, ao Wi-Fi, são ilimitados enquanto permanecem no local, disfrutando do local de trabalho ou das leituras.
Ainda, o local é fortemente marcado por eventos culturais, como workshops de escrita e palestras, sendo também um centro de aprendizado.
Libreria Acqua Alta
Localizado em Veneza, na Itália, proporciona aos seus clientes e turistas uma experiência verdadeiramente única, isso porque seu diferencial está na arquitetura, porque os livros ficam em barcos, gôndolas e banheiras.
No mínimo, diferente, não é mesmo?
Se o seu interesse é apreciar o charme dessa livraria peculiar enquanto degusta um café expresso italiano, você precisa conhecer essa livraria.
The Winding Stair
Localizada em Dublin, na Irlanda, fica na beira do Rio Liffey. O local serve pratos irlandeses tradicionais, como ensopados e pudim de pão, e guarda a rica história literária local, sendo um verdadeiro santuário para os leitores.
Então, se você tem curiosidade em conhecer a história da Irlanda, e de mergulhar na gastronomia local, essa cafeteria é perfeita para você.
The Last Bookstore
Localizada na agitada cidade de Los Angeles, a livraria é um refugio para aqueles interessados em cultura.
Seus cardápio disponibiliza cafés excelentes, chás diversos e vários tipos de lanches, que complementam a experiência literária.
Ainda, são muito comuns eventos culturais no local, como leituras de poesias e apresentações musicais, tornando o espaço mais vibrante e dinâmico, ligando-se ao estilo de vida de Los Angeles.
Os Cafés Literários são um rompimento com o conceito fechado de café ou de livraria, eles, na verdade, são um refúgio para mente e para a alma do leitor.
Nesses locais, onde a harmonia entre a gastronomia e a literatura encanta, a inspiração e a criatividade emergem e jorram dos leitores e escritores.
Se você busca esse tipo de experiência, deve conhecer esses lugares acolhedores e únicos.
Todas as informações presentes neste e em outros artigos WCGZ podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações sobre os locais citados
Referências
- https://www.sortiraparis.com
- https://www.tripadvisor.com.br
- https://veja.abril.com.br
- https://www.civitatis.com
- https://www.graogourmet.com
Leia mais sobre culinária ao redor do mundo em: https://wcgz.com.br/category/gastronomia/