Roteiro para 5 Dias em Fernando de Noronha
Com paisagens deslumbrantes e suas praias de águas cristalinas, o Arquipélago de Fernando de Noronha, situado no Oceano Atlântico, é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros e turistas.
Para você que planeja visitar esse paraíso, aqui está um roteiro detalhado para que você possa aproveitar cada momento ao máximo.
Primeiro dia
Ao pousar no Aeroporto, será recepcionado por vistas incríveis do arquipélago. Para alojar-se, procure uma, dentre as inúmeras opções, que mais se adeque ao seu gosto e ao seu bolso.
Após se instalar, aproveite e visite o “Centro de Visitantes do ICMBio”, onde você receberá um contexto sobre a história da ilha e suas regras de preservação.
Depois, passeie pela famosa “Vila dos Remédios”, onde se localizam os restaurante, bares, lojas, e os principais serviços do local.
No pôr dos sol, a dica é: Vá até o “Forte dos Remédios” ou, à “Praia do Boldró”, porque são lugares clássicos onde os visitantes se reúnem para contemplar esse momento único, em que a natureza faz performance de um espetáculo.
Segundo dia
Fernando de Noronha divide-se em: Mar de Dentro (voltado para o Brasil) e Mar de Fora (voltado para a África).
No segundo dia, é conveniente que você explore as praias do Mar de Dentro, que tem como características as suas águas tranquilas e deslumbrantes.
Inicie seu passeio pela “Praia do Sancho”, que é considerada umas das praias mais belas do mundo. Para acessá-la, você deve passar por uma escadaria entre rochas, que torna o passeio ainda mais único. Na chegada, saiba que o local é ideal para nadar, relaxar e admirar a vida marinha, através dos mergulhos típicos.
Depois de aproveitar ao máximo as maravilhas da Praia do Sancho, visite a “Baía dos Porcos”, conhecida por suas piscinas naturais formadas entre rochas, e a vista incrível do “Morro Dois Irmão” ao fundo.
Por fim, não deixe de ver o sol de pôr no “Mirante dos Dois Irmãos”, porque o cenário é de tirar o fôlego, porque é a harmina perfeita do colorido quente do anoitecer.
Terceiro dia
O local é famoso por seus mergulhos, tanto com snorkel (mergulho livre com máscara de mergulho) quanto com cilindro, que proporcionam ao turista imergir na vida marinha, rica em biodiversidade.
Então, dedique o terceiro dia para ver Fernando de Noronha sob outro ângulo: abaixo d’água. Se der sorte, poderá encontrar tartarugas, golfinhos, arraias, e mais uma infinidade de peixes coloridos.
Para isso, agende um mergulho de cilindro com as empresas locais especializadas para isso, em lugares como o “Porto de Santo Antônio” e o “Parque Marinho de Noronha”, porque proporcionam uma experiência inesquecíveis para entusiastas iniciantes ou, até mesmo, para mergulhadores experientes.
Depois, não deixe de praticar o snorkeling na “Praia do Sueste”, onde é muito comum nadar ao lado de tartarugas marinhas.
Já pensou que incrível essa experiência?!
Quarto dia
Aqui é a hora de conhecer o Mar de Fora e imergir na história do arquipélago.
Inicie pela “Praia do Leão”, conhecida por ser uma das praias mais selvagens e preservadas de Noronha, e por sua areia avermelhada e mar azul-turquesa. O lugar é ideal para os amantes de trilhas, ou, até mesmo, para quem quer somente observar a vida marinha nas suas piscinas naturais.
Após, enriqueça-se de cultura na trilha histórica do Forte de São Joaquim, onde você terá uma visão panorâmica da ilha, bem como receberá informações históricas da ilha, e sobre como aconteceu a ocupação da região. Lá, não deixe de visitar o Museu dos Tubarões, que lhe trará conhecimentos únicos sobre a preservação desses predadores fascinantes.
O fim do dia na Praia da Conceição é imperdível, turista. Por isso, vá até lá no entardecer e aproveite o visual no “Morro do Pico”, afinal, você estará em uma das praias mais populares da ilha.
Quinto dia
Quando falamos de Fernando de Noronha, não podemos nem falar que deixamos o melhor para o final, porque a viagem inteira é composta por maravilhas. Mas, podemos dizer então, que o mais esperado está no último dia. Pois é nesse momento que seu encontro com os famosos golfinhos rotadores está marcado.
Então, faça um passeio na “Baía dos Golfinhos” e aprecie esses animais saltando e nadando lindamente no entorno das embarcações. Saiba que alguns dos barcos oferecerem a incrível oportunidade de mergulhar nesses locais, então escolha o passeio que mais satisfaça seus interesses.
Depois, não deixe de conhecer a praia da “Cacimba do Padre”, uma das mais famosas de lá, que é um sonho para os surfistas. E, ainda, em maré baixa, é possível que você acesse a Baía dos Porcos caminhando por entre as pedras.
Incrível, não é mesmo?
Para fechar com chave de ouro, aprecie, novamente a “hora dourada” do pôr do sol mágico em um dos lugares que mais trouxe encantamento.
Por fim, esteja ciente de algumas dicas úteis para que consiga aproveitar ao máximo e conscientemente o passeio à Fernando de Noronha:
- Esteja ciente de que Noronha é uma área de proteção ambiental, por isso, respeite à risca as regras locais, evitando poluir e seguindo as orientações dos guias de como interagir com a fauna e a flora.
- Lembre-se que muitas atividades, como mergulhos e passeios de barco, necessitam de agendamento prévio, devido à alta demanda. Por isso, programe-se e não sofrerá com imprevistos que atrapalhem seu turismo.
- No local, é obrigatório contribuir com a Taxa de Preservação Ambiental, que deve ser paga ao chegar. Além disso, saiba que para acessar o Parque Nacional Marinho, também é exigida uma taxa. Então, verifique estes detalhes para evitar surpresas desagradáveis.
- O sol no local é intenso, mesmo que em dias nublados, por isso, não esqueça de usar protetor solar, hidratar-se, e de usar acessórios como chapéus e óculos de sol.
Seguindo esse roteiro, e tendo em mente que o local tem a oferecer muito além das praias, você estará imerso em uma experiência transformadora e aproveitará ao máximo o Paraíso Brasileiro!
Referências:
- https://pt.wikipedia.org
- https://www.tripadvisor.com.br
- https://guia.melhoresdestinos.com.br
- https://www.pousadadomirantenoronha.com.br
- https://www.noronha.pe.gov.br
- https://www.decolar.com
- https://www.parnanoronha.com.br
Leia mais sobre roteiros em: https://wcgz.com.br/category/roteiros/