Bali: Uma das Províncias mais Lindas do Mundo
Se você pensa em visitar o Bali, a Ilha dos Deuses da Indonésia, mas não consegue fechar seu planejamento e definir sua rota pelas ilhas, não se preocupe. Vamos lhe ajudar a abrir as portas do paraíso.
Neste artigo, você vai encontrar um guia e roteiro para visitar o Bali e as vizinhas Ilhas Nusa e Ilhas Gili, com os principais pontos de interesse que deve incluir no seu itinerário para desfrutar ao máximo da sua viagem a um dos destinos mais fascinantes do Sudeste Asiático.
Antes de começarmos, precisamos ressaltar que muitos dos lugares turísticos possuem certa distância do centro. Então se quiser visitar todos os locais que lhe vamos propor neste roteiro, sugerimos que opte por transporte com motorista, seja de carro ou moto É só dar o nome e ordem dos locais a visitar ao motorista e desfrutar do dia. E sim, viajar para Bali também implica lidar com as longas filas para tirar aquela fotografia para emoldurar depois.
Ubud
O primeiro dia do nosso roteiro em Bali será todo focado em explorar o centro de Ubud e os arredores que são acessíveis a pé. Primeiro, visitar o Palácio de Ubud, a residência oficial da família real da cidade. Depois, caminhar pelo colorido mercado de arte de Ubud, onde irá encontrar diversas opções de artesanato, roupas balinesas e souvenirs. Fica localizado em frente do mesmo palácio, do outro lado da estrada. Por fim visitar a Monkey Forest, uma floresta tropical no coração de Ubud, que serve de casa para largas centenas de macacos balineses que fazem a encantam os olhos com sua espontaneidade e travessuras.
O segundo dia do nosso roteiro para visitar o Bali será dedicado a visitar algumas das mais belas cascatas dos arredores de Ubud e ainda alguns impressionantes templos hindus. Temos como opções o famoso Templo da Água, o templo Pura Lempuyang Luhur, onde é possivel registrar a famosa fotografia perto dos Portões do Céu, com o imponente Mount Agung como pano de fundo. Além disso, o Pura Besakih, tido como o maior e mais sagrado templo hindu do Bali, sendo apelidado de Templo Mãe. Para além da beleza e majestosidade do complexo, a sua localização privilegiada na encosta do mesmo Monte Agung, que brinda o visitante com paisagens de cortar a respiração.
O terceiro dia do nosso roteiro para visitar o Bali será dedicado a percorrer o Trilho das Cascatas de Munduk, um percurso circular com cerca de 6,5 km de extensão, saindo deste pequeno vilarejo situado nas montanhas do norte de Bali, onde se esconde o maior número de cascatas paradisíacas na ilha. O trecho percorre maioritariamente a densa floresta que cobre os vales e montanhas de Munduk e vai lhe permitir conhecer três queda da água, a Cascata Laangan Melanting, a Cascata Labuhan Kebo e a Cascata Red Coral. Tenha em mente que o acesso às cascatas implica um pagamento simbólico, cobrado pela população local.
Ilhas Nusa
Para os próximos três dias, focaremos nas Ilhas Nusa. O arquipélago de Sonda comtempla diversas ilhas espalhadas, todas muito parecidas, com uma viagem interna que pode ser realizada de barco tranquilamente.
Aqui, temos como opções principais Nusa Lembongan, Nusa Ceningan e Nusa Penida. Nusa Lembongan é uma pequena e tranquila ilha ao largo do Bali, onde o ritmo dos dias é ditado pelas marés. Na ilha praticamente não há carros, portanto a melhor maneira de explorar é alugando uma moto ou uma bicicleta. Ela se conecta com Nusa Ceningan pela icónica ponte de ferro Yellow Bridge, que só permite ser atravessada a pé, de bicicleta ou de moto. Ambas possuem praias paradisíacas e atividades a beira do mar, então pense em relaxar enquanto estiver nas areias.
Na ilha de Nusa Penida já é permitido a circulação de automóveis e, ao contrário do que acontece nas vizinhas, o trânsito é verdadeiramente caótico, muito por culpa das centenas de excursões que diariamente arrancam do Bali para visitar o local.
Ilhas Gili
Nas ilhas Gili você pode encontrar um verdadeiro pedacinho do paraíso. Praias de areia fina, rodeadas por vegetação muito diversa, com águas cristalinas, decoradas com diferentes tons de azul e recifes de coral povoados por vida marinha, perfeitos para praticar atividades aquáticas. Há até quem chame de Maldivas da Indonésia, então planeje também seu roteiro em torno de três dias.
Recomendamos que tire um dia para explorar a paradisíaca Gili Trawangan que, apesar de ser a maior das ilhas Gili, está longe de ser grande. A melhor maneira de transitar é novamente alugar uma moto ou bicicleta, e dar uma volta completa à ilha demora pouco mais de uma hora. Contudo, a única estrada que circunda a ilha fica sempre junto à costa. Logo, pelo caminho você vai encontrar uma infinidade de praias simplesmente irresistíveis, onde vai ser muito difícil passar pouco tempo.
Não faltam corais onde se pode realizar snorkeling, prática de nadar mar adentro para ver tartarugas e peixes coloridos, com visão para dentro de água e agradáveis bares na praia com poltronas e espreguiçadeiras, perfeitos para petiscar ou tomar uma bebida entre mergulhos nas quentinhas águas do Mar do Bali. Ah, e o por do sol é simplesmente mágico!
A completude deste guia requer em total aproximadamente dez dias, mas a quantidade de locais paradisíacos que você encontra na região compensa a viagem longa de avião, as filas e o trânsito. Se gostou, prepare suas malas e aproveite!
Referências:
https://www.melhoresdestinos.com.br