Bonito: Um guia pelo paraíso do Mato Grosso do Sul
A cidade de Bonito, localizada no Mato Grosso do Sul, reúne algumas mais das mais belas paisagens naturais do Brasil. A cidade, que gira praticamente em torno do seu turismo local, recebe visitantes de todos os cantos do país o ano inteiro, com grutas, parques, cachoeiras e rios cristalinos. Neste guia, iremos te brindar com um roteiro de sete dias para que possa planejar sua viagem e desfrutar do melhor que esta área tem a oferecer.
A Cidade
Aproximadamente 260 km da capital Campo Grande, a cidade possui um pequeno aeroporto por perto, que atende apenas como uma conexão entre as rotas de Corumbá, Campo Grande ou São Paulo. Existe um pequeno deslocamento que deve ser feito de carro, do aeroporto até o centro, este que gira basicamente em torno de pequenos comércios, hotelarias e restaurantes. Como é um município pequeno, a maioria dos residentes costuma fechar as lojas para uma pausa de almoço, visto que os turistas costumam ir aos parques e atrações naturais de dia, retornando para o jantar e para aproveitar a noite. Portanto, é importante saber que seu planejamento deve estar sempre alinhado com a rotina local.
Outro ponto a se destacar é que o turismo é a principal atividade comercial da região, e a conservação do meio ambiente acaba se tornando um grande ponto para a cidade. Todos as atrações são acompanhadas por guias locais previamente agendadas, evitando superlotação. A experiência dos visitantes é enriquecida pois, além da qualidade e sustentabilidade das atividades, existe uma ênfase na beleza natural dos parques e trilhas. Já que várias das opções de lazer da cidade estão diretamente ligadas com a qualidade da natureza, recomenda se planejar a sua viagem entre abril e setembro, se preferir transitar pelas águas dos rios, ou outubro a março, se preferir admirar as paisagens mais verdes.
Passeios
A cidade oferece muitas atrações, entre visitações, as famosas flutuações, parques naturais, grutas e trilhas. Trata-se de um prato cheio para os amantes da natureza, e para quem quer se desconectar da rotina urbana por um tempo e apenas relaxar. As atrações mais procuradas são as flutuações, cachoeiras e as grutas, nesta ordem. Também é preciso notar que a grande maioria das atrações estão nas fazendas da área rural da cidade, a uma certa distância do centro. Funcionam como um complexo de lazer com atividades para preencher o dia. O almoço geralmente está incluído dentro da compra do seu passeio, e se você estiver com disposição, considere visitar mais uma atração no mesmo dia. As flutuações são as grandes joias da cidade de Bonito. São nada mais do que a oportunidade de você transitar pelo curso de um rio, com ajuda de equipamentos, e olhar bem de perto a vida marítima e as paisagens. A melhor oportunidade é sempre quando águas estiverem mais cristalinas possíveis, para que você possa apreciar e registrar os melhores momentos.
O Rio Sucuri é um dos melhores para se flutuar. Com um alto nível de transparência e um grande comprimento, é tido como um dos rios mais claros do mundo. Você pode fazer um passeio de barco se preferir. A Nascente Azul também é conhecida por sua grande quantidade e variedade de peixes. O percurso é tranquilo, ideal para idosos ou famílias com crianças pequenas, pois não há muita correnteza. A Lagoa Misteriosa também permite que você mergulhe, podendo chegar até 8 metros de profundidade. Porém, as águas também são calmas e cristalinas. Por fim, a mais famosa de todas é o Rio da Prata. Com um percurso de cerca de 2 km e uma grande variedade de peixes para se observar, é a atração mais distante da cidade, estando a cerca de 50 quilômetros, mas compensa por sua beleza estonteante.
Também não deixe de aproveitar as cachoeiras da cidade. A Serra da Bodoquena, onde a maioria delas se localiza, oferece paisagens incríveis. O principal destaque é o Parque das Cachoeiras, com grandes e belas piscinas naturais, uma atração ideal para todas as idades. Entre as grutas se destacam a Gruta do Lago Azul, com uma vista que contempla as formações rochosas estalactites e estalagmites. Temos também a Gruta de São Miguel, bem próxima ao Lago Azul. E finalmente, a Gruta de Mimoso, uma das mais bonitas, onde você pode entrar na água fazendo uma flutuação ou mergulho com cilindro.
Alguns Cuidados
É importante sempre ressaltar o quanto a cidade de bonito se importa com o zelo e o cuidado de seus parques, cachoeiras, grutas e rios, então sempre tenha E mente que A preservação natural é a preocupação número um, pois é a partir do turismo local que multos oradores sobrevivem. Então, lembre-se sempre não poluir o local e não apresentar nenhuma ameaça à vida marinha. Sempre preste atenção aos protocolos de segurança e orientações dos guias, para deixar um lugar que se chama Bonito desta mesma forma pelo resto do ano.
Com essas dicas e sugestões de passeios, nós esperamos que você aproveite muito sua viagem até Bonito. Planeje sua ida com antecedência. Veja as melhores Datas e preços, assim como os melhores locais para repousar durante a sua estadia. Tente visitar todas as atrações possíveis e desfrutar de um lugar que oferece muito contato com a natureza e esbanja paisagens naturais. Aproveite um dos cantos mais bonitos do nosso país. E lembre-se de deixá-lo assim quando partir. Boa viagem !
Referências:
https://www.melhoresdestinos.com.br
https://www.portalbonito.com.br/
Leia mais sobre roteiros em: https://wcgz.com.br/category/roteiros/