Curiosidades

Os Aeroportos Mais Exóticos e Incomuns do Mundo

Conhecer os aeroportos mais exóticos do mundo? Para quem ama viajar de avião, conhecer aeroportos, ao redor do mundo, que desafiem as normas tradicionais de design, localização e operação, pode parecer uma proposta e tanto, não é mesmo?

Aqui, conheceremos sete dos aeroportos mais exóticos e inusitados do mundo, explorando suas particularidades, especialmente para você que adora uma aventura.

Aeroporto Internacional de Kansai (Japão)

Já pensou estar em um avião que pousa, ou, que decola, em um aeroporto flutuante? Deu frio na barriga só de pensar, não?! Pois é, essa é a proposta do Kansai, um dos aeroportos mais exóticos já vistos, localizado em uma ilha artificial na Baía de Osaka.

Sua inauguração, em 1994, se deu com o objetivo de aliviar a pressão sobre o Aeroporto Internacional de Osaka, e, após, se tornou o primeiro aeroporto offshore do mundo.

Apesar da sua construção ter sido feita de forma impressionante, envolvendo a escavação e transporte de milhões de toneladas de pedra e terra, bem como um sistema avançado de estabilização para lidar com o afundamento gradual da ilha, o aeroporto enfrenta desafios contínuos, até mesmo o afundamento que deveria ter sido evitado. A problemática ainda envolve tsunamis e terremotos que atingem a ilha.

No entanto, a localização do aeródromo, em meio às aguas, proporciona uma vista espetacular para os passageiros que pousam ou decolam através dele.

E você, teria medo ou curiosidade de transitar por lá?

Aeroporto de Gibraltar (Reino Unido)

Imagine você, turista, trafegando por uma das principais estradas de Gibraltar, quando o trânsito é interrompido para o pouso, ou decolagem, de um avião. Um cenário, no mínimo, incomum, não é?

Pois é, o Aeroporto de Gibraltar é um dos raros aeroportos mais exóticos no mundo, onde a pista de pouso de cruza com uma estrada principal local, fazendo com que o trânsito de pedestres e veículos seja fechado toda vez que um avião precisa pousar ou decolar do local.

Para os pilotos, esse aeroporto é um verdadeiro desafio, porque além da sua localização atípica, o clima é extremamente complicado, composto por fortes ventos cruzados e imprevisíveis.

Ainda assim, pasmem, o aeroporto é considerado seguro, e suas operações diárias são um espetáculo, tanto para turistas e locais que param para assistir aviões chegando e partindo do local à pouquíssimos metros de distância, como para os passageiros que sentem a adrenalina de pousar em meio a cidade.

Aeroporto de Courchevel (França)

Você teria coragem de pousar ou de decolar em um aeroporto considerado como um dos mais perigosos do mundo, mesmo sabendo que o piloto precisa ter uma certificação especial para exercer tais manobras nesse local?

Isso porque, sua pista de pouso é impressionantemente curta, possuindo apenas 537 metros de comprimento. Para fins comparativos, segundo o Google, uma aeronave média, precisa de pelo menos 1800 metros para que consiga efetuar um pouso considerado seguro.

Buscando a compensação, existe outro ponto peculiar na pista do aeródromo em questão: sua inclinação. Para auxiliar no desaceleramento e no aceleramento das aeronaves, as pistas do local possuem uma inclinação acentuada de 18,5%.

Para completar o cenário de alta periculosidade, o aeroporto não possui procedimentos de aproximação por instrumentos, ou seja, os pilotos dependem apenas de seus conhecimentos visuais e habilidades de voo para operar no local.

Assim fica mais fácil compreender o porque da fama do aeroporto, não é?

Mas, por tudo isso, o aeródromo é uma atração para os entusiastas de aviação, entretanto, um verdadeiro e enorme desafio para pilotos experientes.

Aeroporto Internacional Princesa Juliana (Sint Maarten)

E por que não pousar a poucos metros da praia?

O Aeroporto Internacional Princesa Juliana, localizado na Ilha de Sint Maarten, no Caribe, ficou conhecido por suas decolagens e aterrissagens próximas a praia. Isso porque a pista de pouso começa logo quando acaba a Praia de Maho.

O local se tornou popular entre turistas e entusiastas da aviação, que o visitam para contemplar as aeronaves comerciais enormes passarem a poucos metros acima das suas cabeças.

No entanto, os riscos são óbvios, porque as fortes rajadas de ventos e ondas de choque das turbinas provocadas pelo sistema de voo da aeronave podem levantar a areia e outros objetos, ou, até mesmo, derrubar turistas desprevenidos. Por isso, existem avisos de segurança espalhados pela praia, alertando quem visita dos perigos potenciais.

Mesmo assim, o local segue sendo uma atração sem igual.

Aeroporto de Barra (Escócia)

E pousar diretamente na praia, será que é possível?

Por incrível que pareça a resposta é sim!

O Aeroporto de Barra é o único lugar no mundo inteiro onde os aviões pousam diretamente na praia. Suas três pistas só ficam visíveis quando a maré está baixa e, em maré alta, as pistas ficam submersas fazendo com que as operações fiquem interrompidas.

Imagine que maravilhosa a experiência de pousar e decolar ao lado das ondas do Atlântico Norte?!

Aeroporto Internacional de Madeira, Portugal

Não há no mundo quem não conheça o jogador Cristiano Ronaldo, mas e que há, em Portugal, na Ilha em que o atacante nasceu, um aeroporto em sua homenagem, você sabia? O Aeródromo conta, inclusive, em seu saguão, com o busto do craque.

Mas, para além desse diferencial, é em suas pistas que o Aeroporto se torna tão peculiar. Isso porque, possui uma pista suspensa sobre o oceano Atlântico, sendo um verdadeiro desafio para pilotos que realizam operações no local.

A criação da pista em questão se deu porque a original era extremamente curta, sendo necessário incluir uma extensão sobre uma série de pilares de concreto que se estendem para o mar. Essa criação rendeu prêmios de engenharia para o projeto tendo em vista sua complexidade, entretanto, pousar e decolar no aeroporto, continua exigindo habilidades especiais dos pilotos.

Aeroporto de Santos Dumont, Rio de Janeiro

Incentivando o turismo local, é indispensável para quem gosta de experiências diferentes, conhecer o que foi o primeiro aeroporto civil do Brasil.

Suas particularidades são várias, vejamos:

1. Localização 

O Aeroporto fica extremamente próximo ao centro da cidade, e entre a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar. Por esse motivo, a aproximação das aeronaves proporciona vistas espetaculares de pontos turísticos do Rio, incluindo até mesmo o Cristo Redentor, bem como um pouso próximos as águas, tornando a experiência ainda mais incrível e única.

2. Pistas Curtas

Sua pista extremamente curta limita o tipo de aeronave que pode operar no local. Por isso, pousar e decolar no aeroporto exige habilidades específicas dos pilotos que precisam gerenciar com perfeição a velocidade e a frenagem das aeronaves, para que as operações sejam feitas com segurança.

3. Condições Climáticas 

Tendo em vista sua proximidade com o mar, o aeroporto é muito afetado por ventos e mudanças bruscas nas condições climáticas, ajudando a compor um cenário mais desafiador ainda para os operadores de voo no local.

4. Aproximação sobre a Água

O que torna a vista tão incrível, também representa um desafio. Os passageiros que pousam sobre a Baía de Guanabara, possuem a impressão de que o avião está pousando diretamente na água, porque a pista aparece subitamente conforme a aproximação.

Ainda que esta sensação traga emoção para os passageiros, também demanda muita precisão e controle dos pilotos, para que as manobras sejam feitas adequadamente.

5. Tráfego Aéreo Intenso

Por ser um dos principais aeroportos para voos domésticos no país, o aeródromo é muito movimentado e, por isso, exige dos controladores de tráfego aéreo e da tripulação, uma coordenação cuidadosa e redobrada.

6. Proximidade com Edifícios e Obstruções

Ainda, como suas pistas estão próximas do centro da cidade, existem vários edifícios perto dos voos, podendo obstruir o trajeto, requerendo, mais uma vez, precisão e cuidado dos operadores de voo.

Ou seja, podemos perceber que, tanto no Brasil, quanto no mundo inteiro, a engenharia tem o poder de nos encantar e nos proporcionar experiências particulares, tornando o processo de chegada nos destinos, parte igualmente importante durante as viagens.

Para você que adora turismo, escolher locais como estes, em que os aeroportos são componentes protagonistas do destino final, é uma pedida e tanto.

Saiba Mais

Referências

Leia mais sobre curiosidades em: https://wcgz.com.br/category/curiosidades/