Os melhores lugares do mundo para veganos comerem
Se você faz parte do time dos veganos, precisa ficar por dentro deste artigo que vai te indicar onde comer nos diversos lugares do mundo!
O veganismo vem ganhando espaço no mundo moderno, e se tornando um símbolo de mudança nos hábitos alimentares e culturais.
Hoje em dia, opções veganas já estão inclusas no cardápio de restaurantes de praticamente todos os lugares do mundo, bem como nas prateleiras de supermercados, tornando as viagens, para os veganos, uma jornada emocionante e saborosa.
Aqui, vamos passar por alguns dos melhores destinos onde você pode desfrutar de uma excelente culinária vegana.
Berlim, Alemanha
Sem sombra de dúvidas, Berlim é, hoje, uma das capitais veganas do mundo, porque oferece uma variedade impressionante de restaurantes e cafés dedicados à culinária vegana, além de mercados e lojas especializadas.
Em bairros como Kreuzberg e Friedrichshain, você poderá encontrar restaurante como “Kopps” que oferece uma experiência de alta gastronomia vegana, e o “Voner”, famoso por seu kebab vegano, feito com seitan (carne de glúten).
Além dos restaurantes e mercado, a cidade sedia eventos veganos de maneira regular. A exemplos, o Veganes Sommerfest Berlim, intitulado, hoje, como o maior festival vegano da Europa e atraindo milhares de visitantes todo o ano.
Tel Aviv, Israel
Um verdadeiro paraíso vegano, Tel Aviv é uma das maiores concentrações de restaurantes veganos por habitante do mundo.
A culinária israelense tradicional, por si só, já é rica em opções naturalmente veganas, como o hummus, falafel, tabule e babaganoush. No entanto, a cidade elevou o nível, oferecendo pratos criativos que agradam até os não-veganos.
“Anastasia”, um dos mais populares restaurantes, oferece um cardápio inteiramente vegano, incluindo nele desde shakes de superalimentos até shakshuka sem ovos.
Além disso, o mercado de alimentos Carmel Market é uma parada obrigatória para experimentar produtos frescos e deliciosos snacks veganos.
Portland, EUA
A cidade, famosa por sua cena gastronômica inovadora, não excluiu a culinária vegana.
Com sua enorme variedade de food trucks, mercados de agricultores e restaurantes, atendem muito bem à comunidade vegana.
Conhecido por seus delicioso churrasco americano na versão vegana, o “Homegrown Smoker” merece destaque, com pratos como “pulled pork” de jaca e “ribs” de tofu defumado. Outro protagonista é o “Vegan Strip Mall”, um quarteirão inteiro dedicado a negócios veganos, incluindo padarias, lojas de roupas e até a loja de donuts veganos chamada “Voodoo Doughnut”.
Chiang Mai, Tailândia
Para os veganos, Chiang Mai, no norte da Tailândia, é particularmente amigável.
A cidade é marcada por sua comida de rua vibrante, e muitas das opções são naturalmente veganas. Mas, para além disso, pratos como “khao soi” (um curry de macarrão), “som tam” (salada de mamão verde) e “pad thai” podem ser facilmente encontrados em versão sem carne ou laticínios, própria para quem segue essa dieta.
O restaurante “Pun Pun”, situado em um jardim tranquilo, oferece uma grande variedade de pratos tradicionais tailandeses feitos com ingredientes orgânicos e frescos.
Ainda, muitos dos templos budistas da região oferecem refeições veganas por preços extremamente baixos, ou, até mesmo, gratuitos.
Londres, Inglaterra
Londres, com sua culinária extremamente diversificada, apresenta ofertas veganas impressionantes. Sobretudo, no bairro Camden, famoso por sua comida de rua, você poderá encontrar de tudo, desde pizzas na versão vegana, até sushi.
Restaurantes como o “Mildreds”, que conta com várias unidades espalhadas na cidade, são favoritos entre os veganos por oferecem pratos saborosos e inovadores que agradam a todos os paladares.
Ainda, Londres também abriga, dentre outros, um dos maiores eventos veganos da Europa, o “VegfestUK, onde você poderá experimentar os mais diversos produtos e, até mesmo, assistir a palestras sobre alimentação vegana.
Melbourne, Austrália
Com um cenário vegano emergente, Melbourne é um centro cultural e gastronômico na Austrália, que ficou famoso por seus cafés e mercados, lotados de opções veganas.
“Smith & Daughters” está entre os restaurantes mais famosos do local, apresentando em seus cardápio pratos completamente veganos, bem como o mercado “The Vegan Grocery Store”, que disponibiliza diversos produtos veganos, que se estendem de queijos e carnes vegetais, até cosméticos.
Festivais também compõe o espaço vegano na cidade, sendo ela o berço do “Melbourne Vegan Festival”, que une food trucks, workshops e palestras sobre o estilo de vida vegano.
Nova York, EUA
A cidade que nunca dorme, acordou para o veganismo, não perdendo em nada quando o assunto é culinária vegana.
Dentre os seus inúmeros restaurantes, que servem os mais variados tipos de comida, os protagonistas são “Eleven Madison Park”, que recentemente se tornou 100% vegano, e “Superiority Burger”, famoso por servir hamburgueres.
O primeiro, apresenta pratos de alta gastronomia, já o segundo, perfeito para quem busca algo mais casual.
Por fim, o “Smorgasburg” é um local que possibilita a experiência com grande diversidade de comidas de rua, incluindo opções veganas excelentes.
Vancouver, Canadá
Com seu braço cultural muito forte, a cidade ficou famosa por seus restaurante que dão enfoque em alimentos frescos e típicos do local, e, atualmente, oferece inúmeras opções veganas e vegetarianas aos seus visitantes.
O “The Arcon” é uma ótima opção, porque já foi premiado por sua culinária altamente sofisticada e criativa.
Por fim, a cidade ainda conta com mercados de agricultores, como o “Granville Island Public Market”, onde você poderá comprar produtos frescos e artesanais para preparar suas próprias refeições veganas.
Ubud, Bali, Indonésia
Um prato cheio para quem busca um destino espiritual e saudável, Ubud possui uma culinária vegana altamente diversificada, e o melhor, de fácil acesso.
O “Sage”, por exemplo, é um popular restaurante que atende aos veganos com excelência, com seus pratos que variam entre tacos até diversas sobremesas. Outra ótima pedida é o “Alchemy”, que vai além da gastronomia. Sendo, na verdade, um centro de bem-estar completo, pois conta com inúmeras lojas de produtos veganos e, até mesmo, com uma clinica de saúde natural.
Ou seja, para veganos, a cidade é um ótimo destino, pois além de gastronomia variada para quem segue a dieta, ainda complementa essa riqueza com aulas de culinárias, onde os visitante podem aprender a preparar pratos típicos locais adaptados à sua versão vegana.
São Paulo, Brasil
Por fim, o Brasil, atualmente, também está servindo como um destino amigável para veganos. Sobretudo, a cidade de São Paulo, caracterizada por sua diversidade cultural e social, é a casa de vários restaurantes veganos e vegetarianos, desde os mais sofisticados até os mais populares.
O “Casa Raw” é um ótimo exemplo de restaurante, que destacado por sua gastronomia vegana e pratos nutritivos, combina ingredientes locais com técnicas dos mais variados países, chegando num resultado ímpar. Outro ótimo exemplo, é o “Pop Vegan Food”, popularmente conhecido por servir maravilhosas pizzas veganas.
Viajar como vegano nunca foi tão fácil ou agradável como nos dias atuais.
Com o crescimento do interesse pela alimentação baseada em plantas, muitos destinos ao redor do mundo estão se adaptando e oferecendo opções culinárias diversificadas e saborosas.
E, para além de refeições deliciosas, esses locais também proporcionam uma oportunidade única de explorar culturas diferentes através da gastronomia, tudo isso, enquanto mantém a fidelidade a um estilo de vida vegano.
Todas as informações presentes neste e em outros artigos WCGZ podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações sobre os locais citados.
Referências
- https://www.tripadvisor.com.br
- https://goisrael.com.br
- https://caianomundo.ci.com.br
- https://veganbusiness.com.br
- https://guia.folha.uol.com.br
Leia mais sobre gastronomia ao redor do mundo em https://wcgz.com.br/category/gastronomia/