Patagônia em 7 Dias: Um Roteiro de Aventuras
Já imaginou viajar para o fim do mundo? Pois é, existe uma localidade, no extremo mais austral da América do Sul, dividida entre Chile e Argentina, conhecida como Patagônia que proporciona essa experiência para quem a visita.
A região é uma das mais selvagens e intocadas do planeta, com paisagens que variam entre montanhas cobertas de nele, lagos cristalinos, geleiras e uma vegetação ampla. Por isso, o local é perfeito para aventureiros e amantes da natureza do mundo todo.
Pela abundância de atividades que o local, preparamos um roteiro de 7 dias para guiar os viajantes aproveitando as principais atrações que a Patagônia oferece, para que a experiência se torne inesquecível.
Primeiro Dia
Conheça El Calafate, na Argentina, seu ponto de partida.
É uma charmosa cidade às margens do Lago Argentino que serve como porta de entrada para a região, famosa por ser o ponto de acesso ao Parque Nacional Los Glaciares, uma das maiores atrações naturais do local.
Lá, você pode explorar o centro da cidade, visitando as várias lojas de artesanato e experimentando os pratos típicos.
Segundo Dia
Agora que já nos situamos, prepare-se para uma vivência inesquecível: O Glaciar Perito Moreno.
Por vezes esquecemos o poder da natureza, mas estar lá e escutar os enormes blocos de gelo se desprendendo das geleiras e caindo na imensidão das águas vai te lembrar disso, e mais, vai te deixar deslumbrado.
Lembre-se: Vá cedo para que consiga aproveitar o máximo do Parque Nacional Los Glaciares. Por lá, explore as passarelas, deslumbre-se com as vistas das enormes geleiras, e navegue pelo Brazo Rico, chegando extremamente próximos as imensas geleiras. Imagina que mágico?
Agora, para você que quer sentir a adrenalina na pele, o minitrekking é o exercício perfeito. Veja: Um passeio, guiado por especialistas, em pequenos grupo, para caminhar sobre o gelo! Simplesmente surreal! Nesse passeio, você ainda poderá entrar nas cavernas de gelo. É literalmente imergir na viagem!
Terceiro Dia
Agora, vamos fazer um passeio mais tranquilo, para recuperar o fôlego.
El Chaltén, uma pequena vila no meio das enormes montanhas é o que precisamos.
Lá você terá como optar por inúmeras trilhas, e, de dica, é legal que inicie por alguma mais curta. À exemplo, pode caminhar até a Cachoeira de Chorrillo del Salto, e admirar a vista das montanhas e das quedas d’água gigantescas!
Depois, vamos dar uma boa descansada, né? Porque a intensidade volta a subir no dia seguinte.
Quarto Dia
Enfim, o dia mais esperado para quem visita El Chaltén: a Trilha até a Laguna de Los Três.
Aqui a dificuldade é alta, porque a caminha leva cerca de 8 a 10 horas, ida e volta. Mas, se você busca uma visão única do Monte Fitz Roy, vai valer muito a pena a dificuldade da chegada, porque é essa a vista que o topo proporciona. Simplesmente parar e observar de perto uma das mais marcantes montanhas do mundo inteiro!
De dica, chegue cedo! Aí você terá tempo de sobra para descansar no topo e recuperar o fôlego.
Ah! E não esqueça: Leve um lanche para fazer um piquenique enquanto aprecia a vista.
Quinto Dia
Ok, agora vamos relaxar um pouco mais?
Que tal uma navegada pelo Lago Argentino para conhecer o Glaciar Upsala e o Glaciar Spegazzini?
Então, embarque em um dos vários cruzeiros que partem do Porto Punta Bandera e navegue pelas águas azuis do maior lago da argentina, e não perca a oportunidade de passar pertinho dos icebergs que flutuam. O cruzeiro vai te levar até o Canal Upsala, onde novamente enormes blocos de gelo se desprendem a todo momento do Glaciar e caem nas águas bem na sua frente. Não satisfeito, a navegação seguirá para o Glaciar Spegazzini, o mais alto da região, e lá apenas pare e observe a profundidade e magnitude desse gigante!
Sexto Dia
Agora vamos atravessar a fronteira e conhecer o tesouro da Patagônia Chilena?
O Parque Nacional Torres del Paine é uma das mais belas reservas naturais de todo o mundo, que se destaca por suas rochas, lagos impressionantemente azuis e uma fauna diversificada.
Lá você pode fazer trilhas, sendo uma das mais populares, a que te leva ao Mirante da Base das Torres. No destino, você terá uma vista única das três torres de granito. Mas prepare-se, a caminhada leva cerca de oito horas de duração para ir e voltar.
Sétimo Dia
Chegamos ao último dia, então, vamos dar uma boa relaxada para processar todas as emoções e guardar da melhor maneira possível todos os momentos incríveis que passamos?
Primeiro, lembre-se de se organizar bem dentro do horário do seu voo para não correr risco de passar por transtornos no retorno para casa.
Depois, o ideal é que você esteja em El Calafate, porque aí você poderá fazer compras nas lojas de souvenirs para levar presentes aos entes queridos, e, ainda, descansar no café aconchegante que você escolher, dentre os inúmeros que o lugar oferece.
Dicas Práticas para aproveitar da forma mais adequada a viagem:
- Coloque roupas adequadas por que o clima é bastante imprevisível. Se agasalhe!
- Respeite a natureza porque a Patagônia é uma das regiões mais preservadas do mundo!
- Para locomover-se, você pode optar tanto por ônibus quanto por carro, e se optar pelo segundo, atente-se poque as vezes pode ser necessária tração nas quatro rodas!
Então, uma viagem de sete dias pela Patagônia é mais do que suficiente para você estabelecer uma conexão com a natureza em sua forma mais pura, e criar experiências, sem sombra de dúvidas, inesquecíveis. Mas, lembre-se que este roteiro é apenas o começo para descobrir os mistérios e as belezas dessa terra no fim do mundo. Adapte-o às suas preferências e boa viagem!