Roteiro de 7 dias pelas melhores praias do nordeste brasileiro
O Nordeste Brasileiro possui, sem dúvida, um pedaço do paraíso: com uma natureza deslumbrante, a região tem as melhores praias do país, paisagens de tirar o fôlego e muita, mas muita riqueza cultural.
Se engana quem pensa que os estados são parecidos, eles divergem muito entre si e cada um tem uma experiência completamente diferente da outra. E também não podemos deixar de mencionar que o povo local é conhecido por sua hospitalidade.
Então, seja para uma viagem em família ou uma trip com os amigos, esta região do Brasil é sempre uma boa escolha e a melhor parte é que você nunca se cansa, já que existem uma infinidade de locais lindos. Por isso, separamos um roteiro de 7 dias pelas melhores praias da região. Então se prepara e vem com a gente!
Dia 1: Recife & Porto de Galinhas (PE) – Piscinas naturais & cultura local
O primeiro dia da nossa viagem começa na animada cidade de Recife, a capital de Pernambuco, uma espécie de “Veneza Brasileira” devido aos seus muitos rios e canais.
Na parte da manhã, recomendamos que você faça um passeio pelo centro histórico com paradas no Marco Zero, na Praça do Arsenal e no charmoso bairro do Recife Antigo.
À tarde, vamos seguir para Porto de Galinhas, uma das praias mais famosas do Brasil, localizada apenas a 60 km da capital. Lá você vai poder ver os corais e as piscinas naturais de águas cristalinas. Dá para ver os peixinhos nadando com você!
Ah, e vale muito a pena visitar a feirinha de artesanato local e experimentar a culinária pernambucana à beira-mar com pratos típicos como peixada, caldo de sururu e bolo de rolo!
Dia 2: Maragogi (AL) – As incríveis Galés e mergulho nas águas cristalinas
No segundo dia, vamos para Maragogi, que fica em Alagoas, o famoso “Caribe Brasileiro” por causa das suas Galés – enormes piscinas naturais formadas por recifes de corais. O passeio de catamarã até essa parte é a principal atividade e não deixe de fazer um mergulho.
Depois disso, vale muito a pena dar uma passada nas praias Antunes e Barra Grande, as águas por lá são bem calminhas, então é perfeito para um dia de descanso!
Dia 3: Praia do Francês e Barra de São Miguel (AL) – Relaxando nas águas tranquilas e gastronomia local
O terceiro dia continua em Alagoas, mas desta vez na Praia do Francês e na Barra de São Miguel com águas mornas e atividades como Stand Up Paddle e Caiaque. Mas se você não é muito do esporte e prefere a modalidade “Levantamento de Garfo”, não se preocupe que sentar para relaxar e comer um bom petisco acompanhado de bebidinhas é também uma excelente ideia!
Dia 4: João Pessoa (PB) – Passeio pela Praia de Tambaú e Piscinas Naturais do Seixas
Partiu Paraíba? João Pessoa é conhecida por suas praias urbanas e pela simpatia da galera. De manhã, é legal visitar a Praia de Tambaú, bastante popular por lá, faça uma caminhada na orla e aproveite a vista.
As Piscinas Naturais do Seixas, localizadas a cerca de 500 metros da costa, são paradas obrigatórias para os turistas, entretanto, para chegar até elas, é necessário contratar um passeio de catamarã. Por lá, também é possível fazer snorkel e observar a vida marinha.
À tarde, que tal um passeio cultural? O centro histórico de João Pessoa é bastante rico em história e é lá que ficam o Mosteiro de São Bento e a Igreja de São Francisco, tudo com arquitetura colonial.
Dia 5: Praia de Pipa (RN) – As falésias e a baía dos golfinhos
No quinto dia, vamos para o Rio Grande do Norte, onde está localizada a famosa Praia de Pipa, conhecida por suas falésias coloridas, águas mornas e vida noturna animada. A Praia do Amor fica ali pertinho e também é incrível!
E se você deseja ver um golfinho de perto, a Baía dos Golfinhos, como o nome já sugere, é ideal! Depois de um dia cheio de atividades, há muitos restaurantes e bares na vila de Pipa, não deixe de provar os camarões grelhados!
Dia 6: Fortaleza (CE) – Aproveite as praias de Cumbuco e Jericoacoara
Cansado? Nada disso, ainda temos dois dias inteiros pela frente. Agora vamos para Fortaleza, no Ceará. E já começamos explorando a Praia de Cumbuco que está localizada cerca de 35 km da capital. Dunas e lagoas são o pontos alto e proporcionam passeios de buggy, jangada e kitesurf.
À tarde é hora de ir para Jericoacoara e conhecer a emblemática Pedra Furada, mas se prepare porque para chegar até ela é necessário fazer uma pequena caminhada pelas dunas, mas o visual compensa, isso a gente garante!
Dia 7: Salvador (BA) – Terminando em grande estilo na Praia do Forte e Itapuã
Chegamos no último dia de viagem e que tal finalizar no estado mais conhecido do Nordeste? Estamos falando da Bahia que, além de linda, tem muita história, não é a toa que Pedro Alvares Cabral desembarcou por aqui e daqui não quis mais sair! E, por falar em história, vamos começar pela capital, Salvador!
De manhã, sugerimos visitar a Praia do Forte, famosa pelo Projeto Tamar e suas piscinas naturais. Além de ser um ponto de conservação para tartarugas marinhas, você consegue nadar entre os recifes. Além disso, a infraestrutura local é excelente, com muitos bares e restaurantes à escolha. E por favor, não saia de lá sem provar os autênticos acarajés e moqueca.
À tarde, siga para a icônica Praia de Itapuã – imortalizada em canções de Toquinho e Vinicius. À noite, caminhe pelo Pelourinho – o coração cultural de Salvador e curta o melhor da música e da cultura baiana.
Referências
http://viagemeturismo.abril.com.br
http://www.melhoresdestinos.com.br
Leia também: Rota dos Vinhos na Toscana: Uma Viagem Cultural Completa